Dicas para controlar a oleosidade da pele no verão

IMG_8697

Sim, o nosso objetivo sempre foi brilhar…mas beeeem longe de ser de oleosidade! E pra não ficar reluzindo à toa durante os dias escaldantes do verão (ow, estação pra desafiar a gente no quesito pele!), é preciso dar uma certa atenção à rotina de cuidados de beleza. Nessa época, o calor e a maior exposição aos raios solares estimulam mais a produção de sebo, que funciona como uma barreira para o sol e uma proteção para a perda da hidratação da derme.

image1 (5)

Se a sua cútis está oleosa, saiba que não é porque está hidratada demais! Portanto, ela vai precisar, sim, de uma boa hidratação com produtos específicos. Enquanto o sebo age na área externa da derme, os tratamentos e cremes funcionam nas camadas mais profundas. Masssss, antes de escolher os cosméticos e dermocosméticos, consulte o seu médico dermatologista para uma melhor avaliação.

Enquanto isso, pra manter uma pele linda, com viço e saudável no verão, não deixe de:

1. Lavar o rosto (o ideal é duas vezes ao dia pra evitar o efeito rebote causado pelo excesso de limpeza) com sabonetes antisseborreicos, que contenham ácidos – como ácido salicílico e alfa-hidroxiácidos. Não adianta usar sabonetes muito secativos e produtos a base de álcool porque o efeito pode ser o contrário do esperado. Lembre-se que é muito importante regular a temperatura da água. Quando muito quente, remove a oleosidade natural da pele, incentivando o organismo a produzir mais sebo. Para uma limpeza mais profunda, você pode optar por fazer uma esfoliação a cada semana, ou quinzenalmente. Na sequência, use um tônico suave.

Máscaras com argila e ácido salicílico diminuem temporariamente a produção de óleo pela pele. Vale aplicar antes de algum evento.

2. Hidratar bem o rosto com produtos matificantes, que tiram o brilho, ou que tenham ativos que ajudem na renovação da pele – como ácido glicólico, por exemplo.

3. Usar um bom protetor solar. Dê preferência aos mais sequinhos, com ação anti-umidade e anti-oleosidade. O filtro deve ser o último produto a ser usado antes da maquiagem.
image1 (4)

4. Readaptar os itens de maquiagem para não obstruir os poros. Uma opção é trocar a base por um filtro leve com tonalizante ou um BBcream, com silicone na fórmula. O silicone age como filme protetor na pele sem penetrar nem fechar os poros. O primer também ajuda a diminuir a secreção de sebo. A maioria tem ativos que conferem aspecto uniforme e antibrilho. Opte sempre por produtos livre de óleo, como o pó facial solto.

Lencinhos secos que absorvem a oleosidade também são sempre bem-vindos, já que retiram o brilho sem desmanchar a maquiagem.

5. Aplicar um bom produto de hidratação antes de dormir, seja loção, gel, gel-creme ou sérum pra manter a tez revigorada na manhã seguinte. 

Não esqueça que, nessa época, o ar condicionado também é um grande vilão. Além de ressecar o ambiente, provoca a desidratação da pele. Logo, o seu organismo começa a produzir sebo para tentar reduzir a perda de água. Portanto, beba muita água e sucos naturais nos dias quentes!

Nada de relaxar nos cuidados, bonitas!!! Sigamos firmes e fortes!

 Imagens: Felipe Dacach/Acervo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cialbuquerque

por Cinthia Albuquerque

Categorias

Goto Top

Antes de ir faça parte da nossa newsletter

E fique por dentro das novidades separadas especialmente para você!