O que são miliuns e como prevení-los com a limpeza de pele

image

Você provavelmente já teve ou viu algumas pequenas bolinhas brancas que aparecem na pele, em geral no rosto, na área dos olhos. Elas não doem e não coçam, mas incomodam e são esteticamente desagradáveis pra quem tem.

Essas bolinhas são chamadas de milium ou milia. Tratam-se de pequenos cistos preenchidos com queratina, que aparecem porque a pele morta fica presa em bolsas que se alojam na cútis. Podem aparecer em qualquer idade ou tipo de pele, devido à oleosidade excessiva, fatores genéticos, problemas com descamação, machucados na pele, peelings mal feitos, dentre outros motivos. 
O que são miliuns e como prevení-los

Existem dois tipos de milium: Os primários, que aparecem geralmente nos bebês e diminuem ou somem com o passar do tempo, e os secundários, que aparecem na fase adulta, de acordo com a pré-disposição de cada um em desenvolver esses cistos benignos, mas que podem crescer bastante.  

Apesar do milium ser parecido com o cravo branco, não deve ser retirado em casa. Precisa ser analisado por um dermatologista porque é bem enraizado. Se tentar espremê-lo, além de machucar sua pele (com futuras cicatrizes), vai perceber que não é assim fácil. Apenas dermatologistas e esteticistas qualificados para o tratamento estão aptos para removê-lo com ácidos ou por meio de um procedimento mecânico, com agulhas esterilizadas, que exigem uma limpeza intensa após sua realização.

Limpeza de pele pode auxiliar no tratamento dos miliuns

Como a limpeza de pele pode auxiliar na prevenção e no tratamento dos miliuns?  

Manter a pele sempre limpa e hidratada é o ideal pra prevenir qualquer problema e controlar a oleosidade, assim como fazer uma boa esfoliação regularmente, o que garante que as células mortas não se acumulem. A limpeza de pele (feita com frequência) sempre vai ser uma grande aliada na prevenção da acne e do milium, porque deixa a pele livre de substâncias indesejáveis. E mesmo após o tratamento dos miliuns, ela deve continuar sendo realizada, para evitar que apareçam novamente.

Imagens: www.muitochique.com (foto 1)

www.avidadeumaroacuteira.wordpress.com (foto 2)

www.your-doctor.net/dermatology_atlas (foto 3)

4 thoughts on “O que são miliuns e como prevení-los com a limpeza de pele”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cialbuquerque

por Cinthia Albuquerque

Categorias

Goto Top

Antes de ir faça parte da nossa newsletter

E fique por dentro das novidades separadas especialmente para você!