Você está atenta aos sinais de envelhecimento precoce?

envelhecimentoprecoce2

Que a idade avançada um dia chega para todos, é fato. Não existe a possibilidade de driblarmos as leis da natureza. Mas, com dedicação e paciência (um pouco de dim-dim também ajuda!), é possível, sim, retardar os indesejados sinais de envelhecimento. O importante é estar sempre atenta às mudanças na pele, que, se muito aceleradas, podem apontar que algo não vai bem na sua rotina.

Melasmas (manchas de sol) antes dos 30 anos

Os temíveis melasmas, àquelas manchinhas ocasionadas pela excessiva exposição solar, são considerados precoces se aparecem antes dos 30 anos. A primeira perda do metabolismo de regeneração começa a ocorrer, em média, após os 25 anos de idade. Por conta disso, o organismo passa a produzir com mais lentidão os antirradicais livres e antiglicantes que combatem os superóxidos responsáveis pelo envelhecimento. Pra evitar o dano, é preciso ter consciência de que o uso do protetor solar desde jovem é indispensável.

melasma

Se você já consegue identificar algumas dessas manchinhas no rosto, procure um dermatologista pra buscar o tratamento mais adequado.

Pescoço de cor desigual

Muitas pessoas têm o hábito de cuidar apenas do rosto e esquecem completamente do pescoço e do colo. E as consequências disso podem ser desastrosas! A pele do pescoço é extremamente fina e não tem glândulas sebáceas – portanto, é uma região naturalmente pouco hidratada. Quando começa a ficar com uma tonalidade muito diferente do rosto é preciso ter atenção! É mais um sinal de dano causado pelos raios solares.

“Sardas brancas” nas pernas e nos braços

A leucodermia gutata é caracterizada por manchas claras, que variam de 1 a 5 milímetros. De acordo com a médica Emileine Di Domênico De León, essas lesões – também herança do sol – têm sido cada vez mais frequentes em jovens. O que é preocupante, pois são irreversíveis. A criocirurgia com nitrogênio líquido pode ser uma boa opção de tratamento para amenizar a descoloração.

Linhas de expressão nas bochechas e abaixo dos olhos

Quando as ruguinhas e o famoso “bigode chinês” começam a surgir antes dos 30 anos, também é um aviso! E adivinha quem é o responsável pelo dano? Simmmmm, ele mesmo: o sol.

bigodechines

Dark circles

Com o passar do tempo, a pele da área dos olhos fica cada vez mais fina e com menos sustentação. Mas, se você tem muitas olheiras, daquelas que não poupam em refletir uma natural aparência de cansaço, pode ser sinal de abuso de sal e de açúcar na alimentação, e/ou excesso de álcool e de tabagismo. Neste caso, algumas tecnologias também podem ajudar a corrigir o problema.

olheiras

Pele sensível demais

Se a pele começa a sofrer alterações, pode ter a certeza de que não é um bom indicio. Carência de nutrientes, ingestão abusiva de medicamentos, uso de produtos não adequados…a cútis reflete tudo que fazemos ao corpitcho. O importante é manter sempre uma alimentação equilibrada e providenciar os produtos corretos a nossa pele.

Imagens: Reprodução


Dra. Emileine Di Domênico De León

www.clinicadeleon.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cialbuquerque

por Cinthia Albuquerque

Categorias

Goto Top

Antes de ir faça parte da nossa newsletter

E fique por dentro das novidades separadas especialmente para você!