Para que serve o primer e como usá-lo?

O que é Primer e como usá-lo?

Muita gente não sabe ou não acredita na diferença, mas existe um item fundamental na hora de fazer a maquiagem e que contribui (e muito!) para uma pele lisinha, com aspecto estético bonito e saudável. Adivinhou? Falo do primer (veja post sobre o produto), um produto de consistência aquosa ou siliconada, que pode ser branco, transparente ou com tonalizante. O primer precisa ser aplicado depois do hidratante e do protetor solar, em camada fina, pois prepara a pele para receber a maquiagem. Não são poucos os benefícios e as funções desse produto-coringa! Uma make impecável realmente depende dele!

  • Ao padronizar a pele, o primer facilita a fixação da base e dos outros produtos, o que permite que a maquiagem permaneça por mais tempo;
  • A pele demora muito mais para produzir oleosidade com o primer;
  • Uniformiza e hidrata a pele;
  • Suaviza imperfeições;
  • Fecha os poros e suaviza as linhas de expressão;
  • Promove um acabamento satisfatório, deixando a cútis mais aveludada;
  • Alguns ainda têm FPS e/ou tonalizante.

Para que serve o primer e como usá-lo

O primer atende a todos os tipos de pele: existem os géis e os aquosos pra peles com oleosidade, os siliconados são indicados pra suavizar os poros dilatados das mistas e oleosas e os cremosos são específicos para peles secas ou normais. Antes de utilizar o primer, é importante que a pele esteja limpa e livre de impurezas – aplique, na sequência do sabonete líquido, o tônico, um hidratante específico para o seu tipo de pele e um protetor solar (veja post sobre o assunto).

Se preferir, pode aplicar um BB Cream (que substitui os dois últimos). Só assim, pode-se começar a passar o primer em todo o rosto ou somente na zona T, com as pontas dos dedos (também pode ser com um pincel). Lembre-se de que é preciso aguardar alguns instantes entre as aplicações para que os produtos sejam absorvidos pela pele.

Primer MAC

        Ainda que existem outros tipos de primer, especiais para diferentes áreas do rosto:

  • Primer para os olhos: Ajuda a fixar a sombra e evitar que ela borre, aumentando sua durabilidade. Também potencializa a pigmentação da cor escolhida e, ainda, pode hidratar a área dos olhos. A aplicação nas pálpebras deve ser rapidamente seguida da sombra, pra não secar;
  • Primer para os lábios (veja post sobre o produto): Ajuda a evitar o ressecamento dos lábios e hidratá-los. Seu formato, geralmente, é em bala. Também precisa ficar agindo por um tempinho antes da aplicação do batom.
  • Primer para os cílios (veja matéria sobre o produto): Ajuda a levantar, alongar e dar volume às pestanas.

Viu só, não é frescura! O primer realmente faz maravilhas pela sua maquiagem. Só não esqueça de usar os produtos certos, indicados para o seu tipo de pele.

Como usar o Primer

Imagens: Isa Van Bellen

11 thoughts on “Para que serve o primer e como usá-lo?”

  1. Sabe que eu levei um tempo para descobrir o que era e pra que servia o primer, via um monte de gente falando mas poucas explicavam o que era, por isso adorei seu post rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cialbuquerque

por Cinthia Albuquerque

Categorias

Goto Top

Antes de ir faça parte da nossa newsletter

E fique por dentro das novidades separadas especialmente para você!